terça-feira, 20 de agosto de 2013

Intimidade Sexual

É possível duas pessoas almoçarem, jantarem e dormirem juntas e não serem íntimas? Por que muitos casais não crescem em intimidade? Muitos casais ainda não sabe o significado de "os dói serão uma só carne".A vida dois,é um processo gradual.É necessário falar de intimidade antes de falar de sexo.Muitos casais estão praticando o ato conjugal-sexo,sem intimidade. Barbara Russel Chesser no livro ( O mito do casamento perfeito) escreveu: "Quando os cônjuges são capazes de buscar o outro e expressar-se com eficácia nas áreas não sexuais do casamento,que são menos carregadas de emoção,essas aptidões fluem para dentro da área mais sutil,mais emocionalmente explosiva da comunicação sexual".
  1. Um bom casamento produz relacionamento sexual com qualidade e não ao contrário. Antes de o marido aprender a abrir a porta do quarto para esposa, precisa abrir a porta do restaurante, puxar a cadeira e servi-la na mesa. Um bom casamento não começa e nem termina no quarto.
2-Por que muitos casais não crescem em intimidade, e nem se ajusta sexualmente?
  1. A influência negativa da mídia.As pessoas são bombardeadas com mensagens que as levam a pensar que são doutoras no assunto e não precisam aprender,crescer e melhorar. Quando o casal não admite que tem falhas,os dois acabam sempre fingindo que são bons amantes.
  1. O conceito errado sobre o sexo.
Primeiro conceito errado-associar sexo com pecado (Hb.13:14) Segundo conceito errado -é ver a prática do ato sexual como um mal necessário (Gn. 1:27,31 ).
3. Removendo os obstáculos da felicidade sexual.
  1. Muita crítica e ausência de apreciação, elogio. Critica excessiva bloqueia o processo de crescimento da intimidade. O elogio faz florescer a intimidade entre o casal (Pv.31).
  2. Acúmulo de ressentimentos. O tédio conjugal é quase sempre a mascara que esconde um mundo de ira e de ressentimentos que jamais foram expressos abertamente, por que as pessoas não andam na luz. Só os que andam na luz são capazes de dizer as coisas como elas são. "Muitas vezes uma discussão é a melhor do que o silencio e a indiferença". O caminho para a cura dos ressentimentos é o perdão
  3. Falta de comunicação. Não há intimidade sem comunicação, e sexo sem intimidade é um relacionamento meramente superficial. "A intimidade acontece quando as diferenças são trabalhadas".
  4. Desconfiança mútua. Ciúmes é sinal de complexo de inferioridade e auto-imagem deficiente. Quando a pessoa não é capaz de confiar em ninguém, principalmente no cônjuge, é porque não possui autoconfiança e isso bloqueia a intimidade sexual.
(5) Insegurança quanto à aparência física. Quando se tem um conceito negativo do corpo, por causa dos padrões que se estabelecem na sociedade onde os valores são invertidos. A autorejeição é um dos males mais comuns de nossos dias. Os Homens se preocupam com o tamanho do seu pênis e as mulheres com o tamanho dos seios. Algumas pessoas se concentram durante o ato sexual nas próprias imperfeições físicas, e por isso perdem o prazer. A cura para a insegurança quanto a aparência física, pode estar no casal aprender a apreciar mais um ao outro fisicamente (Ct.7:1-10)
Autor(a): Pr. Josué Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.